Hallo!

Posted by on Jun 6, 2013 in Berlin, Life, Travel | 11 Comments

berlim 01
berlim 05
Waking up in a new place, new country, surrounded by everything new, is a feeling i haven’t had for a long time. And to discover the supermarkets, the transports, how to get from A to B, trying to understand the difficult language and specially, feeling like starting over, again.
These have been cleaning and unpacking days and days of trying to transform the new house in our new home.
Just like every big city, everything is a distraction and inspiring. Once in a while i get lost in unknown streets, which is good because i end up discovering beautiful and tinny shops, in unexpected places. This is what i like – to know about these small projects, filled with identity and passion and to see the artists working inside. Sometimes i come in, say “Hallo” and try to understand better what they do. In such a big city, everyone is trying to make their living and to show their speciality or art and i think that there is space for everyone who wants to work and to contribute with some knowledge and something special.
In the afternoon i see parents picking up their children, with their bikes and baskets and then they play in the park or drink and eat some snacks in the esplanades. It is good to arrive in Berlin and have long summer and sunny days, dinner on the balcony, people outside drinking beer and having ice creams, street food markets, music festivals, art, …. I am enjoying it!

…..

Acordar numa cidade nova, num país novo, numa casa nova e rodeada por tudo novo, é uma sensação que já não sentia há algum tempo. E descobrir os supermercados, as padarias, os transportes, como ir daqui acolá, tentar perceber a língua que é estranha e sentir que se começa de novo. Têm sido dias de arrumações e de deixar a casa ao nosso gosto e aos poucos vou sentindo que estou no meu espaço e pronta para recomeçar.
Aqui, assim como em qualquer outra grande cidade, os estímulos chegam de todo o lado e às vezes é complicado filtrar e absorver tudo, com a devida atenção. Volta e meia “perco-me” nas ruas e o que mais me atrai são as pequeninas lojas em sítios inesperados e que deixam vislumbrar o artista a trabalhar e ao mesmo tempo a expôr e vender as suas artes. Entra-se, diz-se um “Hallo” e tenta-se conversar um bocadinho para tentar perceber o que faz e no fim, um cartão, para não esquecer. São estas pequenas identidades que procuro e que são sempre o que mais me entusiasma, quando visito um sítio novo. Aqui, o que não falta, são estes pequeninos mundos, dentro duma cidade tão grande. Cada um tenta ocupar o seu lugar e fazer valer o seu trabalho e especialidade e o que me parece, é que há para todos os gostos e para todos os bolsos. Há espaço para todos, ou pelo menos para quem quer trabalhar e contribuir.
E mães e pais que vão buscar os filhos de bicicleta, ao fim do dia e que no caminho param numa esplanada ou num parque para relaxar, beber e petiscar qualquer coisa e socializar com amigos.
Cheguei na altura da Primavera e do Verão e ainda bem que assim foi. É bom ter os dias compridos, aproveitar o jantar ao pé da varanda e com luz natural, ver toda a gente na rua, a comer gelados e de chinelas, mercados de rua, música, gente a correr, gente a fazer yoga no parque de manhã, gente a ir ao supermercado de bicicletas com cestinhos, mercados biológicos, pão de sementes, mercados turcos, livrarias, enfim…

11 Comments

  1. Daniel Cruz
    June 11, 2013

    Belo texto João! Que corra tudo bem e que em breve sejas anfitriã numa dessas lojinhas! Beijinho

    Reply
  2. Rodrigo
    June 8, 2013

    mta bom! :)
    sprechen sie deutsch fräulein?

    Reply
    • Maria João Arnaud
      June 10, 2013

      ainda não : ) tenho que ir aprender

      Reply
  3. Mummy
    June 7, 2013

    Boa Sorte, querida.

    Felicidades.

    Beijinhos já com saudades.

    Reply
    • Maria João Arnaud
      June 10, 2013

      beijinho mãe *

      Reply
  4. Rui Gonçalves
    June 7, 2013

    Good News!
    Good Luck!
    Good Future!

    Quando visitar Berlin, vou-te contactar.

    Um beijinho

    Reply
    • Maria João Arnaud
      June 10, 2013

      claro Rui : ) obrigada! até breve

      Reply
  5. su
    June 7, 2013

    Janeca, boa jornada :D
    *su

    Reply
    • Maria João Arnaud
      June 10, 2013

      beijinho Su : )

      Reply
  6. cláudia ribau
    June 6, 2013

    que bom!!!!! não falta nada!!!! de tudo e muita inspiração!!!! e esta altura deve ser mesmo a melhor para começar!!! bjs

    Reply
    • Maria João Arnaud
      June 10, 2013

      é isso mesmo cláudia : ) beijos

      Reply

Leave a Reply